trabalho
INTRODUÇÃO
A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveram a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
CONCEITO DE SOCIOLOGIA: É o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio ambiente em suas interações recíprocas. Ela se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Ela é desta forma, o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Como exemplos, podemos citar a formação e desintegração de grupos, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais, processos de competição e cooperação,etc.
Mas, o que é sociologia?
Como ponto de partida para o ensino do que venha a ser sociologia, apresento a você um texto que permite refletir sobre o viver em sociedade, a influência que ela exerce sobre os indivíduos, a capacidade que esses indivíduos têm de intervir na realidade social, além de questionar essa mesma realidade. Texto: “Sociologia: uma ciência a serviço do homem e da sociedade” Talvez você nunca tenha se interessado por Sociologia, e pode ser que faça uma indagação pela qual, nós sociólogos, sentimos grande indignação: “Sociologia?! Para quê serve isso?”
Mas, se você começar a pensar sobre a sociedade em que