Trabalho
Os EPDMs são terpolímeros (três monômeros) originados da copolimerização dos monômeros Etileno, Propileno e um não conjugado Dieno. O Dieno está presente no copolímero, em menor quantidade, e não participa da cadeia estrutural principal.
Os dienos podem ser:
1,4 Hexadieno (1,4 HD)
Diciclopentadieno (DCPD)
5- Etilideno Norborneno (ENB)
Esse terceiro monômero introduz algum grau de insaturação no polímero, sendo assim possível utilizar o enxofre e doadores de enxofre como agentes de vulcanização.
A concentração de dieno permite classificar estes polímeros em:
Baixo dieno: até 2,5%;
Médio dieno: 2,5 a 3,9%;
Alto dieno: 4,0 a 7,5%;
Muito alto dieno: > 7,5%.
Além do tipo de dieno e da sua percentagem, uma outra variável na polimerização é a percentagem de etileno, a qual varia como segue:
Muito baixa: 70%.
Outras variáveis a considerar são a distribuição de pesos moleculares e a estrutura do polímero. Estes factores introduzem variações significativas nas características de vulcanização e nas propriedades dos vulcanizados. Assim, quanto mais alto for o teor de etileno, maior será a resistência em verde, o módulo, o alongamento na rotura e adeformação residual após compressão; a flexibilidade a baixas temperaturas será inferior.
Quanto mais elevado for o peso molecular, melhor será a resistência em verde a alta temperatura, a capacidade de carga do composto com negro de carbono e óleo, mais altos serão o módulo, alongamento na rotura e resistência ao rasgo; a deformação residual após compressão é mais baixa. As composições requerem um menor nível de dosagem de aceleradores.
Um teor mais elevado do terceiro monómero(maior concentração de dieno), significa uma velocidade de vulcanização mais rápida, valores de módulo mais elevados emelhores valores de deformação residual. Os tipos com maior teor de termonómero são os mais adequados para misturas (blends) com outros