Trabalho
Muitas vezes, tomamosconhecimentos de movimentos nacionais e internacionais de luta contrafome. Ficamos sabendo que, em outros países e no nosso, milhares depessoas, sobretudo crianças e velhos, morrem de penúria e inanição.Sentimos piedade. Sentimos indignação diante de tamanha injustiça.Sentimos responsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos decampanhas contra fome. Nossos sentimentos e nossas ações exprimem nossosenso moral.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo,orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que,depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltar atrásno tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos também exprimemnosso senso moral.
Situações como essas,surgem sempre em nossas vidas. Nossas dúvidas quanto à decisão a tomarnão manifestam nosso senso moral, mas também põem à prova nossa consciência moral, poisexigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos epara os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas asconseqüências delas, porque somos responsáveis por nossas ações.
Os exemplos mencionadosindicam que o senso moral e a consciência moral referem-se a valores(justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade),a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa,remorso, amor, dúvida, medo) e a decisões que conduzem a ações comconseqüências para nós e para outros. Embora os conteúdos dos valoresvariem, podemos notar que estão referidos a um valor mais profundo,mesmo que apenas subentendido: o bem ou o mal. Os sentimentos e asações, nascidos de uma opção entre o bom e o mau ou entre o bem e omal, também estão referidos a alago mais profundo e subentendido: nossodesejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcançar a felicidade, sejapor recebermos a aprovação dos outros.
O senso e