trabalho
A produção mais limpa considera a variável ambiental em todos os níveis da organização, como por exemplo, a compra de matérias-primas, a engenharia de produto o design, o pós venda, e relaciona as questões ambientais com ganhos econômicos para empresa.
_caracteriza por ações dentro da empresa com o objetivo de tornar o processo mais eficiente no emprego de seus insumos, gerando mais produto e menos resíduos. _através da implantação de um programa de produção mais limpa, a atividades produtiva identifica as tecnologias limpas mas adequadas para seu processo produtivo.
De modo geral, uma primeira medida importante em qualquer programa de prevenção a poluição e o monitoramento. Uma ação usualmente de grande eficácia, principalmente em plantas mais antigas, é a realização de um programa detalhado de manutenção, que objetive eliminar ou reduzir vazamentos em dutos, cotovelos, junções, registros e válvulas.
É um conceito que hoje encontra-se incorporado tanto na gestão empresarial como na sociedade como um todo. . É a resposta sensata à insensata agressão feita ao planeta pela intensificação dos processos produtivos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Na reestruturação de nações, na criação de blocos regionais, na organização de mercados, as palavras de ordem são globalização, competitividade e produtividade. Para que este grande movimento de início de milênio se cumpra de forma duradoura, ele deve ser eco -eficiente. A eco-eficiência está baseada em três pilares: econômico, ambiental e social. Uma empresa ou um processo, para ser válido dentro dos conceitos atuais, deve ser economicamente rentável, ambientalmente compatível e socialmente justo.