trabalho
Trata-se de um conjunto de indivíduos naturais da África. Cabe ao professor enfatizar que a África não é um país e sim um grande continente com mais de 50 países e que possui inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais. Os povos que habitam o continente africano expressam-se em diversos idiomas ou dialetos, devido à colonização dos portugueses, ingleses entre
outros
e
seguem
diferentes religiões.
A
população
africana
é
constituída em sua maioria por povos negros, mas possui também expressiva quantidade de
brancos
(egípcios,
etíopes etc.).
A
história
mostra
que
a
procedência dos negros era bastante complexa. Tal complexidade decorria da mentalidade colonialista dos portugueses que não consideravam os negros como seres humanos.
Os negros vindos para o Brasil eram capturados nas mais diversas situações e negociados com traficantes em troca de produtos. Eram transportados em navios negreiros, de péssimas condições (sanitárias, superlotação etc.), sendo este um dos maiores motivos das mortes ocorridas. Eram vendidos em praça pública e tornavam-se escravos.
Exemplo:
Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre os diversos povos africanos destacando seus costumes, modos de vida, crenças, religiões, vestimentas e alimentos.
Faça um paralelo com o povo brasileiro questionando: Quais são as diferenças e as semelhanças? O que fazemos hoje que é de origem dos povos africanos? Quais itens de culinária são provenientes destes povos?
Procurar mais:
MENDES JÚNIOR, Antonio. Brasil História – Textos & Cultura. São Paulo. Editora Brasiliense,
1982.
NEMI, Ana Lúcia Lana; MARTINS, João Carlos. Didática da História: o tempo vivido: uma outra história? – São Paulo: FTD, 1996.