Trabalho
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
BRUNO BRITO DE SOUZA SANTOS
Questões da prova:
1º Levando em consideração o texto “metafísica de Aristóteles explique: O que é metafísica? Qual é seu objeto? Qual seu método?
É um ramo da Filosofia onde seu foco e objetivo é compreender e analisar a essência do mundo, as causas, as consequências de tudo que existe, o que está além da física, logo, seu objeto principal de estudo é o “ser como um todo”, em partes e detalhadamente. Esse estudo procura esclarecer na medida do possível a causa ou as causas do “ser”, as provocações que resultaram em tal característica de tal, procura encontrar as razões de estarmos nesse mundo.
2º A partir da “república” de Platão disserte sobre o que é justiça abordando a relação entre as partes da alma e a organização da cidade.
Através da leitura do livro, passamos a entender melhor as ideias de Platão. Na obra, ele tenta demonstrar alguma forma de “cidade ideal”. Para Platão, a cidade deveria ser dividida em três organizações: a primeira era a de artesanato, que seriam aqueles que ficariam com o dever de produzir os bens matérias necessários para a manutenção da cidade, a segunda seriam os guerreiros, aqueles que ficariam responsáveis pela proteção da cidade e a terceira era a dos Filósofos, que segundo o autor, eram aqueles que possuíam mais sabedoria, os que possuíam as aptidões necessárias para dirigir a cidade da melhor forma, fazendo com que as leis fossem respeitadas por todos, mas para que houvesse justiça nesse local, todas as organizações deveriam cumprir o seu papel da melhor forma possível. No livro, pode ser entendido que a justiça é interna, é demonstrada naquilo que o homem realmente é por natureza, que ela é baseada de acordo com característica de cada um e através dos elementos da alma, para que sejam dominados ou dominar uns aos outros, já a injustiça é fruto de uma ação resultante da ignorância do ser humano, onde acaba “destruindo”