Trabalho
A Europa e a América do século XVIII foram muito influenciadas pelas ideias dos pensadores iluministas. Eles atacavam o absolutismo, os privilégios da nobreza e o mercantilismo. Propunha uma nova sociedade, baseada na igualdade de direitos dos cidadãos e na liberdade individual.
Os iluministas acreditavam que a principal força transformadora era a ‘’razão’’, a capacidade humana de raciocinar. A luz da razão deveria triunfar sobre as trevas da ignorância, do fanatismo religioso, das superstições.
As ideias iluministas influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa.
A revolução inglesa impressionou os europeus, especialmente os franceses que atravessavam o canal da Mancha para visitar Londres. Os franceses voltaram de lá maravilhados e publicaram livros contando sobre o país onde ninguém era preso por causa de suas opiniões religiosas ou politicas e onde o rei não podia tomar decisões importantes sem a autorização do Parlamento. As ideias filosóficas de John Locke também entusiasmavam os intelectuais franceses e europeus em geral.
No século XVIII, o regime politico inglês e as ideias liberais de Locke serviram de base para um grupo de pensadores que receberam o nome de iluministas. Os pensadores iluministas mais criativos e influenciados foram os franceses, embora existissem também pensadores por toda a Europa, de Portugal à Rússia.
As ideias iluministas tiveram muita força na independência dos EUA e na Revolução Francesa. Até mesmo os latino-americanos foram influenciados pelas obras iluministas. A Inconfidência Mineira e os movimentos pela independência nos países da América espanhola e do Brasil, por exemplo, tiveram como princípios as ideias iluministas.
No século XVIII, muitos intelectuais europeus (principalmente os franceses) se dedicaram a pensar criticamente o Antigo Regime. Eles pensavam que o Antigo Regime era um tipo de sociedade irracional e injusto, que provocava a