Trabalho de Desenvolvimento Humano 3
Foi feita uma entrevista através de um questionário, com uma pessoa na Idade Adulta de 45 anos, do sexo masculino, morador de Maricá com esposa e duas filhas, com o ensino médio incompleto, funcionário público e responsável pela renda familiar; e com uma pessoa na Terceira Idade de 68 anos, do sexo feminino, que mora com o neto em Papucaia, que estudou até a 4ª série do ensino fundamental, pensionista e não contribui na renda familiar.
Entrevistado 1:
O entrevistado não possui doença crônica, não tem plano de saúde e quando precisa, faz uso do hospital da instituição em que trabalha. Pratica exercícios regulares e tem uma alimentação balanceada. Diz que se sente satisfeito com a fase da vida em que está vivendo mas revelou sentir vontade de se aposentar. Não toma medicamentos e ainda não sentiu necessidade de procurar apoio psicológico.
Sua relação com o cônjuge é ótima. Diz ajudar em todas as tarefas domésticas, no que for necessário porém, sua relação com as filhas é delicada, pois são adolescentes e diz que ambas o questionam e tentam impor suas vontades, por isso ele acha que dá um certo trabalho usar de argumentos que as convençam de quando estão erradas.
Não participa de grupo ou instituição social, utiliza as redes sociais e diz encontrar seus amigos todos os dias, pelo menos um ou dois deles, para atividades de lazer como jantar fora, fazer um churrasco na casa de algum deles, ir à barzinhos tomar chope e conversar, ou seja, sempre inventam alguma atividade. Seus passatempos são andar de bicicleta, jogar videogame, passear com seu cachorro, se reunir com os amigos como disse anteriormente. Tem uma vida social ativa e gosta de jogar futebol aos domingos. Não faz trabalho voluntário e seu pensamento sobre o passado, presente e futuro sobre o cenário político e social do país é de no passado, a ditadura militar transmitia uma sensação de segurança e divisão de renda mais equilibrada, já no presente, apesar dos benefícios trazidos pela