trabalho
O fato de a adoção inicialmente defender interesses dos adultos, vem de tempos atrás, onde as crianças eram adotadas para que fossem usadas como serviçais, essa realidade mudou tempos depois.
Este é um assunto constantemente lembrado, seja por eventos históricos, mitos e até mesmo em histórias em quadrinhos.
Porém, nem sempre, a adoção foi vista com bons olhos, um exemplo é a Idade Média, a Igreja acreditava que se os casais podiam ter filhos antes de se casarem, o matrimônio não seria necessário. A adoção acontece por infertilidade dos casais ou pelo simples fato de respeitar a lei que garante que toda criança merece crescer em um lar, esta é chamada adoção moderna.
Como na maioria dos casos, na história, a adoção tinha função, em especial, aos interesses dos adultos e não das crianças, o conceito de proteção a estas crianças perdeu a importância, e as famílias faziam destas crianças serviçais. Com esse fato a lei tornou-se mais rígida aos adotantes.
O Eca derivou do art. 227 da Constituição Federal, o modo como lida com a adoção.Este artigo afirma que os filhos adotivos tem os mesmos direitos e qualificações, que os filhos biológicos. A partir daí, os termos "adoção plena" e "adoção simples" sumiram, e deram lugar a adoção, sendo esta plena e irrevogável.
No Brasil, o abandono de crianças é uma situação bem antiga, os europeus foram os responsáveis por trazer este ato para o país, ja que os