Trabalho
Clostridium tetani, a bactéria que produz as neurotoxinas que causam o tétano.
Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terraPopularmente é associada com objetos de metal enferrujado, mas o esporo do bacilo tetânico está em todo lugar e pode ser encontrado na terra, em plantas, em vidro, em madeira e em outros objetos, entrando no organismo por perfuração ou corte.3 4
Nos eqüinos o acesso da infecção se dá com maior freqüência em lesões nos cascos (pregos etc.), cordão umbilical, aparelho genital etc. Nos bovinos pode-se instalar através de feridas resultantes de colocação de argola no focinho; da amputação dos chifres; da castração e de traumatismo no parto. Em ovinos e caprinos pode ocorrer ao tosquiar, ao marcar, ao cortar a cauda, durante o parto ou na castração.
Depois que penetram no organismo, as bactérias e seus esporos elaboram duas potentes toxinas ou venenos, que entram na corrente sangüínea e vão agir nos grandes centros nervosos e também produzir espasmos tônico-clônicos.
Sintomas
Os espasmos matam quando comprimem o diafragma impedindo a respiração.
Trismus (dificuldade de abrir a boca);
Rigidez do pescoço e costas;
Risus sardonicus (riso causado pelo espasmo dos músculos em volta da boca);
Dificuldade de deglutição;
Rigidez muscular do abdômen;
Contração de músculos dos braços e pernas;
Opstotóno, (espasmo tetânico em que se recurvam para trás a cabeça e os calcanhares, arqueando-se para diante o resto do corpo);
Insuficiência respiratória.
Em animais
Atualmente há muito mais casos entre animais domésticos do que entre humanos, principalmente pela falta de vacinação adequada dos animais.
Há três formas clínicas distintas de