TRABALHO
Em decorrência da falta de informação das patologias: choque, convulsão e desmaio viram-se necessário o estudo e pesquisa, esses temas a fim de adquirir e compartilhar conhecimentos.
CHOQUE
Definição:
O choque pode ser definido como um estado generalizado de falência circulatória, caracterizada pela incapacidade de manter a perfusão tecidual adequada.
Classificação:
O choque pode ser classificado em:
- choque hipovolêmico, resultante da perda de sangue ou de líquidos do organismo como ocorre em extensas queimaduras e desidratação grave.
- choque cardiogênico, relacionado á falência da bomba cardíaca, como ocorre em casos de infarto do miocárdio, arritmias, tamponamento cardíaco.
- choque distributivo, ligado ao tono vascular inadequado, como ocorre no choque séptico (redução do tono vascular por ação de toxinas) e no choque neurogênico (redução do tono vascular por ação neural, por lesão medular).
SINAIS E SINTOMAS:
- hipotensão arterial;
- pulso rápido e superficial ou fraco;
- respiração curta e rápida;
- enchimento capilar lento;
- diminuição do volume urinário;
- pele pálida, fria e úmida;
- tremores de frio;
- sede;
- rebaixamento do nível de consciência. No choque neurogênico, podem ocorrer: pele quente e rosada, ausência ou diminuição da motricidade, relacionada á lesão de medula, priapismo.
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS:
- executar o suporte básico de vida;
-colocar a vítima em posição deitada;
-colocar as pernas elevadas se houver condições;
-afrouxar as roupas;
- manter a vítima aquecida; e
- providenciar atendimento médico o mais rápido possível.
CONVUÇÕES
Definição:
Dá-se o nome de convulsão ás contrações musculares involuntárias de uma parte ou de todo o corpo.
Causas:
A convulsão é causada por uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. Sua manifestação pode estar associada a vários distúrbios, dentre os quais se destacam:
- epilepsia: neste caso as convulsões