Trabalho
No mundo globalizado observa-se uma forte tendência a se utilizarem fornecedores externos nos projetos. Isto se aplica tanto para equipamentos e materiais quanto para consultorias. (PRADO, 2001, p. 138).
As aquisições são processos de compra/aquisição de produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto para realizar o trabalho. A decisão de realizar uma contratação ou aquisição dentro de um projeto é geralmente realizada na etapa de planejamento do projeto. Nesta etapa vários fatores são levados em consideração, dentre eles o planejamento estratégico da organização e as restrições orçamentárias e de prazo. Após a fase de planejamento de aquisições, o gerenciamento de aquisições abrange a gestão de um ou mais contratos emitidos por uma organização contratante para a organização executora.
O PMBOK® (ANSI/PMI 99-001, 2004) define um contrato como um acordo que gera obrigações para as partes envolvidas, e que obriga o fornecedor a oferecer o produto, serviço ou resultado especificado e o comprador a pagar por ele. Nos contratos são descritas as regras, prazos, formas de pagamento e demais obrigações contratuais. Ao contrato são anexadas as especificações técnicas que são o escopo do produto ou serviço que está sendo contratado.
2.5 - Tipos de Contratos
Cukierman e Dinsmore ( 1981) referem-se a alguns aspectos que influenciam na escolha da modalidade contratual. Dentre eles pode-se destacar: o grau de envolvimento que cliente deseja sobre a direção dos trabalhos; a disposição do cliente de assumir parte ou todos os riscos e a importância que o cliente dá aos fatores custo, prazo e desempenho técnico.
Em resumo, os tipos de contratos são classificados de acordo com os riscos que serão assumidos pelo comprador e pelo fornecedor.
O PMBOK® (ANSI/PMI 99-001, 2004, p. 356) classifica os contratos em três categorias amplas:
Contratos de preço fixo ou preço global. Esta categoria de contrato envolve um preço