Trabalho
Na economia, análise de risco é a verificação dos pontos críticos que possam vir a apresentar não conformidade durante a execução de um determinado objetivo. Sobre análise de risco em finanças, vide análise técnica. A explanação a seguir, tem o foco em Gerenciamento de projetos: Os principais métodos de análise de riscos industriais são:
Análise preliminar de riscos - APR;
Análise de falha humana;
Análise de falhas e efeitos.
Os riscos nos projetos são EVENTOS ou CONDIÇÕES incertas que se ocorrerem provocam algum tipo de dano ao nosso trabalho. No entanto precisamos conviver com eles e nos preparamos para quando alguns deles ocorrer.
Entendendo analise de risco:
Para começar a entender riscos, é importante pensar em umas das leis de Murphi:
“Qualquer coisa que possa dar errado, vai dar errado”.
Como elaborar uma analise de risco?
O primeiro passo é identificar o risco. Conhecendo o risco a que se expõem as empresas, fica mais fácil para elas aplicar as soluções de segurança. Se não conhecerem o risco, dificilmente saberão que mecanismos devem aplicar. Assim, a primeira coisa que recomendamos é fazer uma análise dos riscos e classificá-los segundo sua prioridade. Dependerá da prioridade e dos recursos exigidos que os riscos sejam atenuados, eliminados ou assumidos, caso o impacto não seja maior. Sempre há uma faixa dentro da qual tenho um risco que é inaceitável e um risco aceitável; tento ficar em uma faixa no meio, que é a "administração do risco". Há vários tipos de riscos do ponto de vista tecnológico e outros riscos que não são tecnológicos. Um risco tecnológico, por exemplo, é não ter um servidor bem configurado para ter senhas seguras. Em muitos casos, o servidor aceita uma senha que seja simplesmente 123. Se configurar o servidor de forma a me exigir uma senha que contenha números, letras e símbolos, estou automaticamente aumentando a segurança. O risco é que, se não tenho senhas completas,