trabalho
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO:
ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
RESUMO
As Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva vem sendo um tema bastante discutido no meio educacional. Apesar de tratarmos de um tema que iniciou suas discussões na década de 90, inclusão ainda remete a divergências de opiniões entre os educadores e organizações governamentais, para melhor implementação desse programa. Tendo em vista o meio escolar e, portanto a disciplina nele oferecidas ressalta aqui o papel do professor de Educação Física frente a este movimento que tende a crescer e modificar o olhar sobre as pessoas com deficiência que ainda hoje sofrem práticas exclusivas no meio escolar e social. Diante das dificuldades e falta de recursos para atuação na educação inclusiva ressaltamos neste trabalho alguns pontos fundamentais a serem observados em nossa prática pedagógica como forma de orientar e auxiliar o professor para que este torne o momento das aulas de Educação Física mais inclusivo e menos excludente. Palavras-chave( Educação Física, Inclusão, Prática Pedagógica).
INTRODUÇÂO
Vive-se uma era de mudanças paradigmáticas de emergência de um caráter libertador das amarras ideológicas do passado, no qual os educadores buscam a eficácia e a eficiência para que se possa efetivar uma prática que venha atender aos anseios da educação vigente.
Mas, para tanto, faz-se necessário conhecer alguns aspectos que norteiam as práticas pedagógicas e o cotidiano da educação especial ou inclusiva no mundo.
Daí è oportuno ressaltar BAUTISTA (1997) que divide a história da Educação Especial em três períodos: o primeiro deles chamado de pré-história da Educação Especial, datada dos fins do século XVIII onde ressaltava-se a rejeição e ignorância com relação à pessoa deficiente, praticando-se a exclusão total destes indivíduos da sociedade.
Nesta