Trabalho
A Bioética trata, de forma geral, dos aspectos éticos relacionados com o fenômeno vida nas suas múltiplas variedades. De modo particular, ela estuda os problemas éticos decorrentes das ciências biomédicas.
O desenvolvimento tecnológico na área biomédica tem proporcionado a realização de procedimentos estéticos cada vez mais complexos. Entretanto, parece haver uma busca exagerada por procedimentos, muitas vezes desnecessários, com riscos crescentes associados. Transtornosassociados a imagem corporal, como anorexia, bulimia e transtorno dismórfico corporal têm sido cada vez mais comuns em nossa sociedade.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
“A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas”.
A ética profissional está presente em todas as profissões eabrange questões morais, normativas e jurídicas, a partir de estatutos e códigos específicos.
Art. 1° - Este Código de Ética Profissional tem por
objetivo fixar a forma pela qual devem se conduzir os esteticistas, quando no exercício profissional.
Art. 2° -O esteticista deve prestar assistência, sem restrições de ordem racial, religiosa, política ou social, promovendo tratamentos específicos que beneficiem a saúde do Homem.
I - o esteticista presta serviços de estética facial,corporal e capilar, programando e coordenando todas as atividades correlatas;
II - o esteticista deve auto avaliar periodicamente, sua competência, aceitando e assumindo procedimentos somente, quando capaz do desempenho seguro para o paciente;
III - ao esteticista cabe a atualização e aperfeiçoamento contínuos, de seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, visando o benefício de seus pacientes, bem como o progresso de sua
profissão;