Trabalho
1. OBJETIVO
O presente trabalho tem o objetivo de estudar o processo de carga e descarga de um capacitor, e determinar experimentalmente os valores das correntes em função do tempo, mapeando-as para a carga e descarga deste capacitor. Observar e analisar a distribuição e verificar o comportamento.
CAPÍTULO II
2. MATERIAL UTILIZADO
2.1 . Fonte de tensão DC (0-30V);
2.2. Cronômetro digital;
2.3. Resistor de carvão de 100kΩ;
2.4. Capacitor eletrolítico Siemens de 470µF – 100V;
2.5. Cabos de conexão (com ponta jacaré);
2.6. Miliamperímetro com zero centrado;
2.7. Prancheta com bornes;
CAPÍTULO III
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.2. Capacitores
Um capacitor é um dispositivo que consiste de dois condutores separados por um meio dielétrico (ou isolante). Por definição, a capacitância de um capacitor é a relação entre a carga de um dos condutores e a diferença de potencial entre eles.
O capacitor parece um pouco com uma bateria. Embora funcionem de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica. Dentro da pilha, reações químicas produzem elétrons em um terminal e absorvem elétrons no outro. O capacitor é um dispositivo muito mais simples, e não pode produzir novos elétrons ele apenas os armazena.
A quantidade de carga armazenada na placa de um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre as placas. Sendo assim o capacitor possui um isolante elétrico entre suas placas, sua capacitância aumenta. Este isolante dificulta à passagem das cargas de uma placa a outra, o que descarregaria o capacitor. Dessa forma, para uma mesma diferença de potencial, o capacitor pode armazenar uma quantidade maior de carga.
3.3. Carga e Descarga dos Capacitores
Nos circuitos simples analisados as grandezas, força eletromotriz "", ddp "V", resistência "R" e corrente "I" foram consideradas constantes (independentes do tempo). Quando se analisa o comportamento dessas grandezas no