trabalho
A faixa da radiação UV ( 100 a 400 nm) pode ser dividida em três partes:
UVA ( 320 a 400 nm):
Freqüentemente a radiação UVA não causa eritema. Quando comparada com a radiação UVB, sua capacidade em induzir eritema na pele humana é aproximadamente mil vezes menor, porém penetra mais profundamente na derme. Induz a pigmentação da pele promovendo o bronzeamento por meio do escurecimento da melanina. Histologicamente, causa danos ao sistema vascular periférico e induz o câncer de pele, dependendo do tipo de pele e do tempo, freqüência e intensidade de exposição.
UVB ( 280 a 320 nm): A luz UVB atinge a superfície terrestre em pequenas quantidades, porém suficientes para desencadear uma série de reações fotobiológicas. A exposição excessiva do ser humano à UVB é apontada como a principal causadora de problemas de saúde como queimaduras e cânceres de pele, envelhecimento precoce e cataratas. Por outro lado, pequenas doses diárias deste tipo de radiação são fundamentais para a síntese de vitamina D no organismo.
UVC ( 100 a 280 nm): A radiação UVC é portadora de elevadas energias, característica que a torna extremamente prejudicial aos seres vivos. Devido à absorção pelo oxigênio e pelo ozônio na estratosfera,