trabalho
A palavra "baricentro" é de origem grega (Bari = peso) e designa o centro dos pesos. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa. No caso da força de gravidade resultar de um campo gravídico uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objetos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravídico terrestre.
De uma forma geral, quando não é possível a aproximação a campos gravídicos uniformes, a determinação da força de gravidade total e do seu ponto de aplicação fica dependente da posição e orientação do corpo. É, portanto incorreta considerar o centro de gravidade como uma característica específica de um corpo rígido (duro). Por exemplo, um anel, que possui seu centro de gravidade fora de seu corpo, em seu centro.
Portanto podemos concluir:
Seguindo passo a passo o que foi feito em laboratório para chegamos ao baricentro das figuras apresentadas
Cortamos na forma plana
Fizemos os três furos iguais ao da forma que foi copiada
Penduramos a forma em algum dos furos no sistema de sustentação das placas
Fizemos o risco nas partes próximas ao da final da figura onde o fio de prumo passa
A partir disso, tiramos um traço de um furo ao outro (apenas os furos que foram usados para pendurar a forma plana) e como resultados esses três furos se cruzaram, com isto o lugar onde os três riscos se encontraram perfeitamente, obtemos o baricentro (centro da figura).