Trabalho
Fluxos de comunicação são os caminhos da comunicação para se tornar um processo eficaz.
Segundo Torquato (2004, p. 41-43), a melhor estratégia para a solução de ruídos é uma análise minuciosa dos fluxos comunicacionais, que estão divididos em, fluxo descendente, fluxo ascendente, fluxo lateral e fluxo diagonal.
O primeiro é o mais presente nas organizações e apresenta maiores entraves na execução do processo comunicacional. Ocorre “de cima para baixo”, por isso apresenta mensagens mais homogêneas, mas a mensagem se dispersa por causa das hierarquias, e não atingem o “chão de fábrica”.
O segundo, que ocorre por meios de canais informais e com menor força e por ser “de baixo para cima”, não se relaciona a assuntos oficiais. É a popular “rádio peão”, é uma iniciativa dos funcionários e provoca rumores a respeito de alguma coisa. É visto pelas empresas como um ruído, algo a ser combatido.
O terceiro, que é a comunicação entre os pares, entre níveis hierárquicos iguais. As mensagens são sistematizadas por meio de um código próprio, chamado jargão. Estudiosos dizem que o jargão é o principal ruído desse fluxo, pois podem ser escondidas mensagens perigosas ou danosas à organização dentro destes jargões.
Por fim o quarto, que é uma comunicação direta de um chefe para um subordinado de setores distintos. Pode se transformar em transtorno, pois dá a impressão de insubordinação à chefia imediata.
Conhecendo os tipos de fluxos devemos ter bom senso para escolher o canal para transmitirmos uma informação, é preciso também preparar os receptores para receber a informação, para que a captem com êxito.
Os fluxos de comunicação são reforçados pela comunicação não verbal, assim, a linguagem do corpo pode colaborar para um resultado positivo em um momento de