trabalho
Exemplos:
* Vendas de roupas de esquiar ou trenós em regiões que não caem neve.
* Venda de barcos em regiões distantes do mar ou lagos.
Neste casos utiliza-se o Marketing de Estímulo objetiva a alteração do meio ambiente ou do padrão cultural de forma que o produto se valorize.
As principais ações táticas são: distribuir amostras do produtos (sampling) ou distribuição de informações, no simples caso da ausência de demanda se originar na falta de informações.
As ações mais agressivas utilizam os meios de comunicação de massa como o seu principal aliado. Podemos destacar também ações promocionais utilizando personalidades formadoras de opinião que dão suporte ao lançamento de produtos.
O Marketing de Estímulo tem sofrido constantes ataques dos críticos sociais. Isto porque os consumidores não tinham qualquer indício de demanda (nem mesmo latente). Vários cientistas sociais sustentam que as ações de marketing induzem ou seduzem ao ato da compra. Colocam o consumidor como indefeso diante de processo de condicionamento de comportamento construído através da indústria cultural.
A questão é polêmica e cercada de constantes discussões e estudos. No Brasil o CONAR procura debater constantemente as formas e os efeitos da propaganda no Brasil, vide as recentes propostas para acabar com os comerciais de bebidas alcoólicas.
• Demanda Negativa: Corrigir a Demanda -Marketing de Conversão, Momento em que um segmento importante do mercado potencial não gosta do produto/serviço e, na verdade, poderia até pagar preço para evitá-lo. A Demanda Negativa é pior do que a Inexistente, pois ela retrata uma rejeição.
Exemplos:
* Vegetarianos que não gostam de carne.
* Pessoas que tem medo de viajar de avião
* Pessoas que não gostam de eleição