trabalho
Posted by SGT in RECENTES, TÁTICAS, TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS
30 out, 2012
O feedback exprime uma retroalimentação, ou alimentação de retorno. É considerado como sendo uma sugestão ou crítica, que pode ser positiva ou não, de âmbito profissional ou pessoal, mas sempre vista de forma construtiva.
É considerado como uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento no nosso serviço das ruas. Sempre estamos tentando melhorar em nossas ações e procedimentos e como humanos que somos estamos sempre sujeitos a falhas e equívocos, principalmente devido à natureza de nossas ações policiais que quase sempre são diferentes, não existe ocorrência igual à anterior.
No combate das ruas, através do feedback, pode-se buscar a perfeição e descobrir o caminho certo a seguir. É uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano por minimizar incertezas e ansiedades, quando recebido. Deve ser individual quando se tratar de conduta ou até falhas impróprias.
Essa ferramenta é parte fundamental do processo que orienta principalmente os novos policiais que chegam às ruas com muito gás e motivação, mas ainda precisam de um pouco mais de técnica e treinamento. E ao contrário do que muitos pensam é uma pista de mão dupla, comandantes e comandados erram e acertam, então ambos tem que ouvir e falar ao final de procedimentos.
Agora como é o trato com outro profissional devemos ter cuidado na abordagem ao companheiro de farda: quem vai passar o feedback revendo o que aconteceu, mostrando pontos positivos e/ou negativos deve fazê-lo de forma educada e honesta, sem querer humilhar ou até mesmo menosprezar o companheiro de farda, erros acontecem e só não erra quem não está nas ruas.
Da outra parte o policial que ouve a orientação ou a correção de sua ação deve ter humildade e perceber que o que está recebendo é para o seu bem e o de toda a guarnição.
É preciso existir uma relação de confiança e segurança para que haja