trabalho
Propriedades organoléticas da madeira são aquelas que despertam sensações, ou seja, a cor, o grã, o gosto, o cheiro, o desenho, o brilho e a textura presentes na madeira.
A cor da madeira origina-se de corantes depositados no interior das células que constituem o material lenhoso estando impregnadas em suas paredes celulares. Esse conjunto de substâncias engloba resinas, gomas, gomas-resina, corantes específicos e derivados tânicos.
Madeiras com a coloração mais escura geralmente são pesadas e duras, possuindo assim uma alta durabilidade, já madeiras mais claras são constituídas de características como madeiraleve e macia. A cor da madeira varia de acordo do teor de umidade, normalmente se torna escura se exposta ao ar, isso ocorre devido à oxidação das substâncias orgânicas presentes no material lenhoso, esse efeito é ocasionado pela elevação da temperatura, ou seja, quando a madeira é exposta ao sol. Outras formas de alteração da cor natural da madeira deve-se a reação das mesmas em relação ao contato com metais, ou por ação de microrganismos.
O grã refere-se à orientação geral dos elementos verticais constituintes do lenho, em relação ao eixo da arvore, esta orientação ocorre devido as mais diversas influências em que a árvore se submete durante ocrescimento, possuindo elevada variação natural no arranjo e na direção dos tecidos axiais, originando assim diferentes tipos de grã, sendo eles: Grã direita ou reta considerado normal, resistente, desdobro fácil, não deforma-se ao ser secado. Grã irregular seus tecidos apresentam variação na inclinação, neste grupo podemos citar: Grã espiral, Grã entrecruzada, Grã ondulada e Grã inclinada, diagonal ou oblíqua.
O gosto esta relacionado ao cheiro por originarem-se das mesmas substâncias, porém na prática somente o gosto é capaz de contribuir de forma excepcional na distinção e identificação de espécies, não devendo ser utilizado, pois assim podem ser