Relatorio - Ciclo de Cinema
Outubro 2010
1. INTRODUÇÃO
Uma vez terminado o evento “Start Me Up Alto Minho”, apresentam-se de seguida um conjunto de elementos que, em jeito de conclusão, se revelam oportunos sinalizar.
Desde logo, resulta importante destacar a abrangência e a mobilização conseguida pelo evento, que superou as expectativas iniciais, considerando o calendário em que o mesmo se desenvolveu (entre Julho e Setembro, meses que normalmente se mostram menos oportunos para avançar com inicitivas de mobilização de públicos, por se enquadrarem em período estival). De facto, o número de candidaturas apresentadas (no total de 32), demonstra uma adesão que superou o esperado, tendo em consideração a “novidade” associada ao evento (apresentação de ideias de negócio, domínio ainda relativamente recente no Alto Minho), o facto de não haver prémios monetários associados, bem como o facto de um dos públicos que geralmente participa nestas iniciativas (os estudantes, e particularmente os universitários) se encontrar em férias lectivas.
Um outro aspecto que deve ser realçado diz respeito ao facto de terem sido recebidas candidaturas promovidas por empreendedores sedeados em todo o Alto
Minho mas também localizados noutros espaços da Região Norte, o que espelha uma boa capacidade de abrangência da iniciativa e, simultaneamente, o potencial de atractividade deste território (apesar dos promotores puderem estar localizados fora da Região, era obrigatório que as ideias a implementar se situassem no Alto Minho).
Para tal contribuiu o esforço de comunicação desenvolvido, utilizando diversos meios
(internet, imprensa, televisão, publicidade), conseguindo-se desta forma chegar a diversos públicos e colocar a temática e relevância do empreendedorismo na agenda mediática regional.
De um ponto de vista mais qualitativo, é importante destacar a diversidade de ideias de negócio apresentadas e o conteúdo inovador subjacente às mesmas, o que
surpreendeu