trabalho
O transformador é uma máquina elétrica usada em corrente alternada para adequar uma determinada tensão que se deseja obter tendo-se uma diferente fornecida, podendo elevar ou rebaixar esta tensão fornecida. O princípio básico de funcionamento do transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Essa prática em laboratório consiste na realização de 2 ensaios (a vazio e de curto-circuito) em transformador monofásico, cujo objetivo é a obtenção de resultados práticos, que serão confrontados com os cálculos teóricos obtidos a partir de determinadas características desse tipo de equipamento. Com base nos resultados aferidos, o profissional poderá alterar ou manter as características do transformador com o fim de lhe conferir segurança, estabilidade e durabilidade.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL(SUGESTÃO)
ENSAIO A VAZIO
Este é feito com o secundário em aberto, não ligado a nada, por isso o nome “a vazio”, então liga-se no primário a sua tensão nominal. Podemos então deduzir que o transformador estar realmente a vazio, pois não há carga conectada no secundário. Como não há carga no secundário, a corrente no secundário é nula, e a corrente no primário é mínima, suficiente apenas para magnetizar o núcleo, assim, concluímos que neste ensaio determinamos parâmetros em relação ao núcleo e a magnetização, já que o fluxo magnético é proporcional a tensão aplicada (estamos com a tensão nominal, então o fluxo é nominal).
O ensaio de curto aberto (ou a vazio) é realizado com o secundario em aberto e a tensão nominal aplicada ao primário, ou seja, o ensaio foi realizado no lado de baixa tensão do transformador, onde foi aplicada uma tensão nominal. Sob essas condições uma corrente de alguns poucos por cento da corrente de carga total é obtida, e em seguida, os resultados são anotados.
Figura