Trabalho
Vivemos dias onde a globalização, os avanços tecnológicos e a competitividade obrigam as organizações ou empresas a aumentar sua produtividade, podendo ela ser mensurada através de lucro – no caso de uma empresa – ou ate mesmo em número de publicações – no caso de universidades ou ambientes de pesquisa em determinado país. Para alcançar essa meta essas organizações acabam diminuindo custos, investindo em mão-de-obra mais capacitada que realize de forma mais eficiente possível uma ou várias atividades que anteriormente eram realizadas por mais de uma pessoa. Para tanto, a linha de pesquisa de trabalho colaborativo suportado por computador realiza trabalhos e apresenta ferramentas e teorias que possibilitem a tecnologia a melhorar a produtividade dos indivíduos que realizam determinada atividade.
Em uma organização ou empresa existem outros recursos muito importantes além do próprio capital humano que a compõe, eles são os documentos que são gerados durante a realização das atividades das mesmas. No conteúdo dos documentos estão armazenadas todas as informações que são de vital importância para a atividade em questão.
Com o auxílio de novas ferramentas e da Internet, já existem grupos de trabalho ou de pesquisa que trabalham de forma que, várias pessoas em lugares distintos, realizem um trabalho colaborativo, por exemplo, grupos que desenvolvem software livre. Como conseqüência, muita das vezes, essas pessoas precisam alterar documentos de forma concorrente. Para que esta atividade concorrente possa ser realizada, deve-se ter algum ferramental que possibilite gerenciar essas alterações de forma a garantir a integridade das informações ali atribuídas, assim como garantir a disponibilidade das mesmas de forma prática e de fácil acesso.
A seguir discutiremos os aspectos básicos de sistemas de gerenciamento de documentos em especial o Google docs. Google docs deixou cada vez mais fácil a realização de trabalhos