trabalho
01 – Quais eram os maiores obstáculos ao desenvolvimento capitalista no Brasil, durante o período de auge da economia cafeeira?
R: Os maiores obstáculos foram a monocultura do café, as dificuldades de escoamento da produção para a exportação, esta cultura absorvia apenas uma parte da mão-de-obra existente, que era quase de trabalho forçado.
02 – Como se deu o amadurecimentodas premissas do capitalismo no Brasil?
R: Com o excesso de mão-de-obra, o trabalho era praticamente escravo, embora não se tivesse mais a escravidão propriamente dita. Isto levou a formação do trabalho assalariado, que adquiriu um ritmo mais intenso após a falência definitiva da escravidão.
03 – Que fatores internos e externos estimularam o desenvolvimento da indústria brasileira?
R: Com uma população muito grande, a mão-de-obra, era fácil encontrada e os salários pagos eram pouco, o que se tinha daí custos de produção muito baixos, que geravam o lucro para os senhores fazendeiros.
04 – De que grupos sociais provinham os primeiros industriais Brasileiros?
R: As primeiras indústrias brasileiras foram criadas pela elite latifundiária. Grande parte deles eram comerciantes importadores e exportadores de origem estrangeira e de empresários imigrantes que chegaram ao país no final do século XIX.
5- Que regiões do Brasil foram pioneiras no desenvolvimento
Durante a Primeira República (1889-1930) a economia brasileira se caracterizava pelo predomínio da atividade agroexportadora. O café, o açúcar, a borracha, o cacau e o fumo eram os principais produtos e geradores de rendas para o país. Já se registrava, entretanto, o funcionamento de diversas indústrias, inauguradas desde as últimas décadas século XIX. Diversos fatores explicam o nascimento da indústria no Brasil. Um deles foi a formação do capital inicial a partir do comércio exportador e da lavoura cafeeira. Ao aumentar a renda da população e a demanda de produtos de consumo não duráveis, a política de