Trabalho
Autor: Caio Lauer
Compartilhe|
O termo “endo”, do grego “edón”, significa para dentro. Logo, o endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Se de certa forma existe um trabalho de comunicação feito para clientes externos e consumidores (para posicionamento da empresa ou promover um produto, por exemplo), o endomarketing tem o papel de executar ações similares internamente. Estas ações são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes.
O objetivo central do endomarketing é focar nas pessoas para gerar resultados. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero.
Nesta questão, a parceria entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos é fundamental. O RH assumiu, nos últimos tempos, uma posição mais estratégica dentro das organizações, pois sabe que seus funcionários são como embaixadores da empresa. Houve a percepção de que manter pessoas mais felizes e comprometidas colabora para o crescimento dos resultados.
De acordo com Lidiane Bertê, diretora da Intelectus Consultoria, consultoria em gestão estratégica de pessoas, o endomarketing engloba todo o processo de comunicação de uma empresa, desde formatar a interação da equipe gerencial com seus liderados até como se promove uma campanha motivacional. “Quando criamos uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, desenvolvemos todo um trabalho vendendo a ideia da pesquisa, envolvendo a equipe com o conceito deste levantamento, fazendo com que respondam da melhor maneira possível”, explica.
Uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares:
• Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;
• Ações motivacionais, voltadas para