trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MATHEUS BRUNO DIAS CRUZ
LEITURA DE ESTUDO
São Luís
2014
MATHEUS BRUNO DIAS CRUZ
LEITURA DE ESTUDO
São Luís
2014
CASTELLO-PEREIRA, Leda Tessari. Leitura de Estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler / Leda Tessari Castello-Pereira – Campinas, SP: Editora Alínea, 2003. p. 49 – 78.
Existem diferentes formas de ler?
Sim, de acordo com o texto de Leda Tessari, existem muitas formas de ler, não só aquela que a escola tradicional ensina, no qual o leitor apenas decodifica a informação armazenada no texto. É possível ter contato com um texto de diversas maneiras e com vários objetivos. “Na realidade, posso me aproximar de um texto com diferentes finalidades - ler pra quê (para me informar, para estudar, para me entreter,...); por diferentes razões - ler por quê ( por obrigação, por necessidade escolar ou do trabalho, por paixão,...); de diferentes formas, modos – ler como ( leitura pública,leitura individual, leitura coletiva,...).” (p.49).
Geraldi (1984, pp. 25-32) destaca quatro formas de relacionamento com o texto: a leitura-busca-de-informações,na qual o leitor tem o objetivo de bsucar soluções para suas duvidas; a leitura-estudo-do-texto,na qual o leitor retira todas as informações possíveis do texto; a leitura do texto-pretexto, na qual o leitor retira do texto a inspiração para fazer outras coisas como aprender analogias, retirar um argumento, etc; a leitura-fruição-do-texto, na qual o leitor se apresenta ao texto sem nenhuma pretensão e o lê sem engajamento, apenas por ler.
Obviamente existem outras formas de ler. Ferreira (2001) cita algumas como: Ler para ampliar conhecimento; ler por prazer; ler para socializar-se; ler para viver uma fantasia. A autora do texto ainda acrescenta outras formas de ler como