TRABALHO
camila da silva vieira LEIGUE
FORMAÇÃO SOCIAL, POLITICA E ECONÔMICA DO BRASIL
Rio Branco - Acre
2010
camila da silva vieira LEIGUE
FORMAÇÃO SOCIAL, POLITICA E ECONÔMICA DO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social, Politica e Economica do barsil.
Profº. Gleiton Luiz de Lima
Rio Branco - Acre
2010
INTRODUÇÃO
A história das migrações para o Brasil é, de certo modo, a história do próprio país.
Entender o sentido do que hoje somos é muito mais do que um desafio, constituisse num longo e detalhado processo de trabalho. Aqui iremos refletir sobre a nossa formação, nos remeter às nossa origens, à historia que como brasileiros, fomos construidos.
O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais.
Aqui iremos mostrar como foi o processo de construção nacional do imperio Brasileiro, que aconteceu a partir das crises regenciais, que teve suporte no desenvolvimento e consolidação da economia cafeira.
Podemos dizer que foi o Café, que possibilitou salvar o Império e construir minimamente um ideal de nãção na segunda metade so século XIX.
.
DESENVOLVIMENTO
Qual o contexto historico-economico brasileiro para crescimento migratório da segunda metade do século XIX?
Na segunda metade do século XIX, operou-se a reestruturação do capitalismo por meio do