Trabalho
Existem várias maneiras de se tornar líder no ramo de beleza, porém, para isso, não basta somente agradar seus clientes externos é necessário que seus clientes internos (funcionários/colaboradores) estejam satisfeitos e assumam o compromisso consigo mesmo e com o ambiente aonde trabalham.
Como já dissemos em matérias anteriores, o sucesso não depende somente de um estabelecimento bem administrado, mas também de um ambiente de trabalho cooperativo, aonde as pessoas se dediquem, queiram crescer, aprender e principalmente que estejam comprometidas com o resultado.
Mas como isso é possível, se a maioria dos funcionários/colaboradores são comissionados? E mesmo que não o sejam, como garantir este comprometimento?
Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.
Basta que o(s) dono(s) do estabelecimento procure(m) saber das necessidades de seus funcionários/colaboradores (não somente as necessidades financeiras, mas também as necessidades psicológicas).
Quando falamos em necessidades psicológicas não estamos falando que a partir de agora você deve se tornar um psicólogo de seus cabeleireiros, mas sim, sentir as necessidades psicológicas do profissional dentro do seu ambiente de trabalho.
O que eles esperam fora dinheiro? Como eles querem e precisam ser tratados? Que valor eles merecem ter quando atendem ou superam as expectativas?
A resposta para estas perguntas é uma só: “tudo depende do comportamento e da maneira com que o(s) proprietário(s) valorizam o trabalho de seus funcionários”.
Os donos de salão devem ter em mente que algumas características pessoais são fundamentais para que o sucesso de seu estabelecimento comercial esteja dentro e fora do ambiente de trabalho.
Nunca se esqueça: “um profissional valorizado e plenamente feliz se torna uma grande ferramenta de marketing (e o inverso também é