trabalho
Nesta época também se iniciou a popularização do rádio como mídia de massa e também do automóvel como meio de transporte, com a indústria na época dominada pela Ford.
Foi também uma época de alta secularização na Europa, ao mesmo tempo que vários movimentos filosóficos e religiosos como o Pentecostalismo(Fundação das duas maiores igrejas pentecostais do Brasil: Congregação Cristã no Brasil e Assembleia de Deus) e o Esoterismo (Teosofia, Antroposofia, Rosacrucianismo, etc.) cresciam na América. Cresciam também os movimentos artísticos modernistas, especialmente na pintura (cubismo, dadaísmo) e na música (dodecafonismo, jazz).
Em Portugal foi uma época em que vários acontecimentos revolucionários surgiram, a Proclamação da República a 5 de Outubro de 1910 é um exemplo, durante este período, em que a Primeira Guerra Mundial ocorreu, Portugal teve várias revoltas contra a República, e contra o CEP (Corpo Expedionário Português) estar na Guerra sem condições. Umas dessa revoltas dividiu Portugal em dois, no norte D.Manuel II foi proclamado El-Rei (Monarquia do Norte), e o sul continuava em República.
1910 - Iniciada a primeira igreja pentecostalista do Brasil: Congregação Cristã no Brasil
1910 - Marechal Hermes da Fonseca presidente da República, põe em prática a "política das salvações", tentando reduzir o poder das oligarquias de café.
Revolta da Chibata - marinheiros lutam contra maus-tratos e duras condições de trabalho.