Trabalho
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Questão 1 - Considere (V) para verdadeiro e (F) para. Em relação às concepções acerca do Estado pode-se dizer que:
( ) O pensamento clássico aristotélico apresentou uma concepção naturalista da gênese do Estado, que evoluiu do poder familiar para as formas mais sofisticadas da organização social ao longo da história.
( ) Segundo o pensamento contratualista moderno, o Estado é um produto da vontade humana, consensual e pactuada entre os homens. Os contratualistas defenderam a associação humana como estritamente racional e não natural, e o Estado, portanto, produto de uma escolha.
( ) De toda forma, o Estado constitui-se em uma das instituições mais importantes das sociedades, pois sempre esteve relacionado à distribuição, consolidação e manutenção da ideia de um poder soberano, superior, ou seja, o poder que se sobrepõe ao homem comum e atua pelo bem de todos.
( ) Todos os autores contratualistas defenderam a ideia de um Estado soberano, detentor de um poder ilimitado, capaz de garantir a ordem social em nome do bem comum.
( ) A partir dos contratualistas será o Estado a instituição que fará a administração do poder entre os homens, pois passou a ser concebido como uma instituição soberana. Ao contrário do pensamento clássico, inspirado nas sociedades gregas e romanas antigas (antes dos imperadores) que concebiam o poder como algo experienciado em coletividade.
a) V, V, V, F, V
b) V, F, V, V, F
c) F, V, F V, V
d) F, F, V, F, F
e) V, V, V, V, F
Questão 2 - Conforme a definição clássica aristotélica, e segundo o critério da quantidade de titulares do poder, quais são as três formas de governo e suas respectivas definições?
Complete as sentenças:
1) Democracia
2) Monarquia
3) Aristocracia
_______________ é uma forma de governo caracterizada pelo poder e domínio de um só indivíduo.