Trabalho
1.3.1 – Definição separação/processamento de pedidos
O processamento de um pedido de venda de varejo será certamente diferente daquele de uma venda industrial com isso a preparação do pedido engloba as atividades relacionadas com a coleta das informações necessárias sobre os produtos e serviços pretendidos e a requisição formal dos produtos a serem adquiridos. Envolve a transferência dos documentos do pedido do seu ponto de origem para aquele em que pode ser manuseado
Recebimento dos Pedidos
Verificar a exatidão das informações contidas, como descrição, quantidade e preços dos itens
Conferir a disponibilidade dos itens encomendados
Preparar documentação de pedidos em carteira ou de cancelamento, quando necessária
Verificar a situação de crédito do cliente
Transcrever as informações do pedido à medida das necessidades
Fazer o faturamento
1.3.2 – Exemplo de separação/processamento de pedidos Alguns aspectos do processamento de pedidos podem ser automatizados ou determinados eletronicamente, mas a atividade manual sempre representará a parte maior do ciclo do processamento do pedido.
Processamento de Pedidos de Varejo:
Os distribuidores de produtos acabados podem utilizar o EDI para criar um sistema de distribuição direto a partir do fornecedor. O produto não necessita ser estocado em armazém de distribuição nem em suas prateleiras. Os clientes recebem os produtos diretamente do fornecedor. O comércio eletrônico tem condições de reduzir o custo do processamento de qualquer transação em até 80%. O diagrama a seguir mostra a maneira pela qual um sistema de processamento de pedidos sem burocracia consegue funcionar usando a Internet como o ponto de entrada do pedido.
1.3.3 – Fatores que pesam no tempo de separação/processamento de pedido
Prioridade do Processamento: Há empresas que dão prioridade à sua lista de clientes como forma de