trabalho
A comunicação está presente em todos os momentos que circundam a vida das pessoas. Isso acontece através da troca de informações verbais e não verbais. Neste contexto, os meios de comunicação funcionam como ferramentas que facilitam a troca de informação entre os indivíduos e a sociedade.
No século XIX temos o surgimento de diversos meios de comunicação, os quais revolucionaram a forma das pessoas interagirem e expressarem suas ideias. Como exemplos disso, pode-se destacar a fotografia e o cinema que continuam presentes até os dias.
1.1 HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Segundo Briggs e Burke (pág 170, 2004), foi o francês Joseph Nicéphore Niepce, em 1827, que produziu a primeira fotografia, usando uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível. Abaixo câmera fabricada por Joseph e primeira foto tirada:
Entretanto, foi o francês Louis Daguerre, em 1829, quem apresentou a primeira câmera fotográfica, na Academia Francesa de Ciência, em Paris, dando a elas o nome de daguerreótipos, e assim desenvolveu-se o processo fotográfico em Paris. Daguerre chamou seu processo de daguerreotipia.
1.1.1 Daguerreótipos
O daguerreótipo era uma caixa, onde era colocada uma chapa de cobre prateada e polida que era submetida ao iodo formando sobre si uma camada de iodeto de prata. Essa placa era exposta à luz dentro de uma câmara escura por vários minutos. Depois, era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia ao material nas partes onde ele havia sido sensibilizado pela luz, formando a imagem.
Como o processo da daguerreotipia era lento, caro e apenas as classes privilegiadas tinham acesso, foi através de George Eastman que aconteceu a popularização da fotografia a partir do ano de 1988. Eastman criou a Kodak com uma estratégia de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem a necessidade de um fotógrafo profissional, foi então que introduziu a câmera-box e pelo filme em rolos 120, 620 e