trabalho
ATPS – Atividades Praticas Supervisionada
Aluno: Célio de Souza Machado RA: 5660119997
Professor: Rilke
A rede de lojas de departamento Casas Pernambucanas é uma das maiores e mais tradicionais empresas de varejo do Brasil. Dados da própria rede a apontam como a líder no setor de cama, mesa e banho. Além disso, está entre as cinco maiores redes de lojas de roupas e entre as dez maiores redes do setor de Eletro.
A rede já tem mais de 100 anos de existência. Sua primeira loja foi fundada em 1908, atuando apenas no setor têxtil. Vamos olhar mais de perto a história e alguns dados mais atuais sobre as Casa Pernambucanas.
Números e dados diversos
As Casas Pernambucanas estão presentes em sete estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Curiosamente, o estado de Pernambuco, berço da rede e origem de seu nome, não tem hoje nenhuma loja da rede, devido a disputas entre os herdeiros. As lojas do Rio de Janeiro acabaram sendo fechadas pelo mesmo motivo.
A rede tem mais de 15.000 funcionários
O faturamento das Pernambucanas em 2009 foi de R$ 4,2 bilhões
A empresa investe na qualificação de seus funcionários. Desde 2005 mantém uma “Universidade Corporativa”, na qual investe mais de R$ 2 milhões. Isso ajuda a diminuir a rotatividade e possibilita que funcionários da rede cresçam e se tornem gerentes.
Missão das Pernambucanas
Superar as expectativas das famílias brasileiras das classes mais populosas oferecendo variedade ampla e atual de produtos e serviços, com o melhor preço e qualidade percebidos, através de uma operação de varejo baseada em um relacionamento único com nossos clientes é focada em artigos de vestuário, lar têxtil e eletroeletrônico, agindo com estratégia, valorizando as pessoas e gerando resultados compatíveis com “O Jeito Pernambucanas de Ser”.
O Jeito Pernambucanas de Ser é um conjunto de valores