trabalho
* Transparência: Onde usamos dois transdutores um de cada lado da peça, um emitindo o som e o outro recebendo, se a peça estiver ok o sinal chegara bem próximo de 100% caso haja uma descontinuidadeo sinal será recebido somente em partes. Essa técnica é vantajosa pois dá pra verificar um número grande de peças mas só funciona se o sistema for robotizado pq é necessário que os transdutores estejam bem alinhados.
*Pulso-eco:são Usados transdutores do tipo monocristalquer dizer com apenas um cristal piezelétrico que é responsável pela emissão e recepição do ultrassom. O som é emitido na peça e quando encontra uma descontinuidade é refletido de volta ao transdutor e não atinge a parte de fundo da peça. Essa é uma técnica muito simples mais uma desvantagem é que possui uma zona morta muito grande, essa zona é uma parte bem próxima do transdutor e se houver uma descontinuidade ali o som será refletido tão rápido antes mesmo da emissão do ultrassom, então o cristal não vai ler este eco e a descon tinuidade vai passar batido.
*Duplo cristal: Mais usados em pequenas peças e de pouca espessura, neste caso temos dois cristais piezelétricos um responsável pela emissão do som e o outro pela recepição que já atravessou a peça. A zona morta neste caso é tão pequena quase despresível por isso a escolha desta técnica para leitura em peças de pequenas espessuras.
*transdutores anguláres: É usado principalmente em soldas onde são acoplados bem próximos destas. Em geral cada transdutor tem um angulo diferente de trabalho e é por isso que devemos escolher melhor o que se adapita melhor a inspeção.
Para efetuar um ensaio devemos calibrar o aparelho conectando o cabo coaxial no trandutor e fazemos os ajustes de acordo com a peça que queremos inspecionar e acoplamos então o transdutor a uma peça padrão para que possamos fazer os ajuste, depois é só ajustar a senssibilidade de resposta pois quanto maior a distância menor ou mais fraco será o