trabalho
A Co-Opetição
FO NT E : F áb i o Ot u z i Brot t o – Jog os Coop erat i vos: O Jog o e o Esp ort e com o u m exercí ci o d e con vi vên ci a. São Pau l o: Ed i t ora Proj eto Coop eração, 2001.
I.
APRESENTAÇÃO
Este projeto de Jogos Escolares Cooperativos é uma síntese de alguns encontros de trabalho, reunindo um grupo de professores da Rede Municipal de
Ensino de Santos, em 1993. Nosso desafio era criar uma estratégia de harmonização entre Competição e Cooperação – A COOPETIÇÃO, para escolares entre 10 e 14 anos. O caminho descoberto foi o de somar características cooperativas ao modelo de “Jogos Escolares” já existente.
Portanto, optamos por desenvolver processos facilitadores da participação, inclusão, do exercício da cidadania sem fronteiras, do desenvolvimento integrado de todas as competência pessoais e coletivas, da empatia, solidariedade, confiança mútua, auto-mútua estima e do sentimento de
InterSer Como-Um.
De lá para cá, temos estimulado a realização de Campeonatos Escolares baseados nessa matriz original. Contudo, sabemos que são os primeiros passos na direção de concretizar as mudanças necessárias e possíveis para resgatar, através do Esporte, o “Espírito Cooperativo” de jogar uns com os outros, ao invés de uns contra os outros.
Tomara que estas idéias sirvam como mais um estímulo para a sua jornada de realização do (im)possível mundo onde todos podem VenSer!
II.
DESENVOLVIMENTO GERAL
Artigo 1º. – As escolas deverão anexar à inscrição, uma relação nominal dos alunos participantes por modalidade e outra relação nominal geral.
Parágrafo único – As escolas poderão “batizar” suas diferentes equipes com nomes criativos e divertidos, ajudando a diluir as barreiras entre as escolas e alunos. Artigo 2o. – A forma de disputa será definida de acordo com o número de escolas participantes em cada modalidade.
Artigo 3o. – Nas modalidades coletivas os jogos poderão seguir o seguinte
ritmo: