trabalho
Padrões : AT; ATX; ATX12V; BTX; ITX; LTX; NLX
- Padrao AT : Formato de placa-mãe introduzido neste computador da IBM e rapidamente adotado por diversos outros fabricantes de computadores "clones" do modelo da IBM. O formato original media 34,3 cm x 30,5 cm e versões menores foram criadas, genericamente chamadas Mini-AT ou Baby-AT. Em geral placas-mãe Mini-AT medem 33 cm x 22 cm mas como as dimensões não eram padronizadas entre os diversos fabricantes você encontrará placas-mãe Mini-AT usando outras dimensões. Esse formato continuou a ser usado durante muitos anos, até o surgimento do padrão ATX, que veio para substitui-lo. Fonte: Clube do Hardware.
- Padrao ATX : Padrão de fonte de alimentação requerida por placas-mãe do tipo ATX. A fonte ATX tem dois fios não existentes nas fontes AT: alimentação de 3,3V e power-on. Por conta deste último, o comando de ligar ou desligar da fonte passou a ser enviado pela placa-mãe e não mais por uma chave liga-desliga conectada diretamente à fonte. Com isto, passou a ser possível programar o PC a se desligar sozinho. A fonte de alimentação ATX usa um plugue de 20 pinos, enquanto que a fonte AT usa um plugue bi-partido de 12 pinos. Com isto, não é possível instalar diretamente uma fonte ATX em uma placa-mãe AT e vice-versa. Importante notar que algumas placas-mãe AT possuem plugue de alimentação ATX, permitindo que sejam ligadas a fontes ATX e instaladas em gabinetes ATX. Fonte: Clube do Hardware.
- Padrao ATX12V : Este é um novo padrão de fontes de alimentação desenvolvido pela Intel para uso em conjunto com o Pentium 4. As fontes ATX12V possuem em conector adicional de 4 pinos, que deve ser encaixado na placa mãe, junto com o conector de força principal. Este segundo conector reforça a saída de 12V da fonte, assegurando que o processador sempre tenha energia suficiente para funcionar com estabilidade.
-Padrao BTX : Novo formato de placas-mãe criado pela Intel em 2003, a fim de substituir o atual