Trabalho
“Tudo que torna o executivo mal sucedido na empresa o torna também mal sucedido como pai. Como pode um pai reforçar o amor próprio de seu filho se pisa no amor próprio do pessoal de sua equipe” Peter Segen
Para falar sobre desenvolvimento de equipes, devemos partir do princípio que desenvolvimento pressupõe processo, que deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. Entretanto, promover o desenvolvimento de equipes demanda fundamentalmente conhecer as razões históricas, econômicas, sociais e afetivas do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram essa equipe.
A Equipe como parte significativa de um Sistema, deve contribuir para o funcionamento integrado e sinérgico daquele conjunto de pessoas que se inter-relacionam de forma sistemática para atingir um determinado objetivo.
Trabalho em equipe é uma competência a aprender, que pode ser observada na maneira como os processos e sistemas são gerenciados. Isto facilita a identificação da necessidade e sua localização. O quadro abaixo demonstra algumas evidências na estruturação de uma organização por equipes:
Hierarquia Tradicional Versus Estrutura em Equipes
De
Para
Alta especialização de cargos e fragmentação
Processo voltado para as equipes
Unidades de trabalho por tarefas
Atividades de ponta que agregam valor
Foco no trabalho segmentado
Alinhamento interfuncional
Centrada em controles
Tomada de decisão e gerenciamento próprios
Não faz parte das minhas atribuições
Como podemos fazer isso?
Estável e previsível
Dinâmica e instrutiva
A estrutura de uma organização é composta por equipes que se articulam em todos os sentidos. Para delimitar o alcance das intervenções é preciso definir o que é uma equipe de alto desempenho. São sete os fatores que a justificam:
1. Número limitado de componentes;
2. Níveis adequados de habilidades complementares;
3. Propósito significativo;
4. Objetivos específicos;
5. Regras