trabalho
1ª Quais são os tipos de conhecimento? Descreva cada um deles, diferenciando-os e relacionando-os. Conhecimento Religioso: Manifestação humana muito antiga, apresenta-se mediante a revelação. Embasado na fé. Fé esclarecida X Fé cega
Conhecimento vulgar ou senso comum: Formado por noções superficiais, gerais e assistemáticas sobre o mundo; Não busca causas, não possui método; De suas impressões e primeiras investigações podem surgir a técnica, o saber científico e o despertar filosófico.
Conhecimento técnico: O aprimoramento do saber-fazer; Interação e adaptação mecânica, eficiência e comodidade: “A técnica liberta o homem de sua condição corpórea, abrindo-lhes horizontes produtivos, criativos, relacionais, quantitativos, qualitativos... incomensuráveis” (BITTAR e ALMEIDA).
Conhecimento científico:“Manifestação racional humana que busca a causa dos fenômenos para explicá-los, coloca à prova do raciocínio e da testabilidade empírica as hipóteses formuladas para explicar os fenômenos que circundam a humanidade, seja em seu aspecto intrínseco, seja em seu aspecto extrínseco”. (BITTAR e ALMEIDA). É objetivo (universal), homogêneo (geral), diferenciador (profundo), libertador, contextualizado no espaço e no tempo em que é produzido e permanente (CHAUÍ).
Conhecimento filosófico: É racional. Seus objetos são “amplos, universais e infinitos” (BITTAR e ALMEIDA). Dá ao ser humano liberdade de pensar para além dos rigorosos limites da ciência e da fé.
2ª-Qual é a importância do conhecimento filosófico?
Resposta: O homem como ser de ação (práxis) e pensamento (theoría); A ação como uma das respostas possíveis (decisão) a um estímulo; Gera desde resultados imediatos a práticas que podem se reproduzir indefinidamente no tempo (irrefletido); Necessidade de pensar e repensar: Por que, como e para que se decide? A filosofia como atitude reflexiva pode