trabalho
Leitura:
Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.
Sendo os textos uma fonte inesgotável de idéias e conhecimentos, devemos ler muito e continuamente. Entretanto não basta ler indiscriminadamente, é preciso saber ler. A leitura é válida somente quando assimilada. Tanto o estudante quanto o intelectual precisam ler constantemente.
A leitura favorece a obtenção de informações já existentes, poupando o trabalho da pesquisa de campo ou experimental.
Importância:
A leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e imprescindível em qualquer tipo de investigação científica. Favorece a obtenção de informações já existentes, poupando o trabalho da pesquisa de campo ou experimental. A leitura propicia a ampliação de conhecimentos, abre horizontes na mente, aumenta o vocabulário, permitindo melhor entendimento do conteúdo das obras. Através dela podem-se obter informações básicas ou específicas. Pode-se dizer que a leitura tem dois objetivos fundamentais: serve como meio eficaz para aprofundamento dos estudos e aquisição de cultura geral. Todavia, impõe-se uma seleção para a leitura, em razão da quantidade e qualidade dos livros e periódicos em circulação. Primeiro, não se tem condições físicas e tempo para se ler tudo, segundo, nem tudo que há merece ser lido. Gagliano (1979:85) afirma que “toda leitura cultural tem sempre um destino, não caminha a esmo. Esse destino pode ser a busca, a assimilação, a retenção, a crítica, a comparação, a verificação e a integração de conhecimentos”.
Natureza da Leitura:
Há três espécies de leitura: a) De Entretenimento ou Distração - visando, apenas ao divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com o aspecto do saber; b)