trabalho
I. Introdução.
II. Propriedades e grandezas características dos materiais eléctricos.
III. Principais materiais condutores.
IV. Principais materiais isoladores.
V. Materiais magnéticos.
VI. Materiais semicondutores.
VII. Bandas de energia.
VIII. Junção P-N.
Propriedades e grandezas características dos materiais eléctricos
Principais materiais condutores
Material condutor é um elemento de baixa resistividade específica, formando objetos de pouca resistência elétrica - imposição a passagem de corrente elétrica. Essa propriedade é comum nos metais e podem ser explicadas pelas suas eletropositividades, característica que facilita a perda de elétrons, ideal para que ocorra o movimento ordenado.
Temos como principais exemplos:
Cobre (Cu); Alumínio (Al); Ouro (Au); Platina (Pt); Prata (Ag); Tungstênio (W).
Principais materiais isoladores
Isolantes são aqueles materiais que tem pouco eletrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos, possuem altos valores de resistência elétrica e por isso não permitem a livre circulação de cargas elétricas. Os isolantes são separados de acordo com a tensão que se quer fazer o isolamento. Um pedaço de madeira, por exemplo, só pode ser considerado isolante até uma determinada classe de tensão, se elevermos essa tensão a determinados níveis, ele pode se tornar um condutor de eletricidade.
Temos como principais exemplos: Plásticos; Borracha; PVC; Mica; Baquelite; Óxido de Tântalo.
Materiais Magnéticos
Os materiais magnéticos são classificados em duros e moles, estes últimos também referidos como macios ou doces. Os materiais magnéticos duros, também chamados ímãns, são aqueles que apresentam uma magnetização permanente, o que significa que exigem um forte campo externo para levar sua magnetização a zero. Já os materiais magnéticos moles possuem um