Trabalho
Introdução:
A mitocôndria é um dos mais importantes organismos celulares. A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz excessivamente presente em células do sistema nervoso e no coração, uma vez que estes apresentam uma demanda maior de energia. Apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomo e DNA que codifica proteínas necessárias à respiração celular.
A presença de material genético na mitocôndria fez emergir teorias sobre sua origem. Muitos biólogos argumentam que a mitocôndria um dia teria sido um organismo bacteriano fagocitado por uma célula eucariota, passando a partir daí a viver em simbiose com seu hospedeiro. Seja qual for sua origem, sua função é vital para a célula, sem a qual há morte celular - e morte da própria mitocôndria. Sendo assim, as mitocôndrias foram selecionadas como entidades com baixo índice de mutações. As mitocôndrias evoluem cerca de 20 vezes mais rápido do que as células normais e formam uma extensa rede, denominada rede mitocondrial. Essa rede é contituída por subunidades mitoncondriais que podem se fundir ou se dividir de acordo com as necessidades fisiológicas.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitoc%C3%B4ndria – 31/10/2006)
Objetivo: Visualizar mitocôndria da células sanguineas através da utilização de corantes.
Material: Lâmina, lamínula, amostra sanguinea, conta gota, solução corante verde janos 0,1%, bastão de vidro e lanceta.
Métodos: 1. Foram retirados 02 gotas de sangue do dedo anelar através de um furo de lanceta, e colocado na lâmina, em seguida foram acrescentado o corante verde