trabalho
a) Recupere aspectos dessa história, narrando de maneira resumida o exposto no item “a criança e seus direitos” (p. 106-109).
Breve histórico: Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança". Durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1989, representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças. No Brasil, os princípios da Declaração dos Direitos da Criança foi uma das normas internacionais que norteou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.
A busca de apreender os diversos documentos que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes, nos levou a refletir sobre esses direitos e suas aplicações. Infelizmente, é preciso salientar que o estabelecimento desses direitos em documentos, tanto internacionais como nacionais, embora fundamental para seu exercício, não os garante no dia-a-dia das crianças. Muita coisa ainda precisa ser mudada, principalmente a maneira como as crianças são vistas. A criança precisa ser identificada enquanto sujeito com forma própria e peculiar de expressar o que pensa, sente, quer e precisa para viver melhor.
Diante dessa problemática é importante e urgente a necessidade de garantir o gozo pleno desses direitos expostos anteriormente, para que a criança e o adolescente, como cidadão que são, sejam respeitados na sua dignidade. Nisto