Trabalho
Conceito:
É o estabelecimento do valor relativo a cada cargo, com vista a construir uma hierarquia entre os mesmos. Portanto pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a coloca-los em ordem de importância. Colocar em ordem e permitir o estabelecimento da estrutura salarial resulta por sua vez, determinar consistentemente os salários a serem pagos.
COMITE DA AVALIAÇAO DE CARGOS:
Seja qual for o método a ser escolhido para a avaliação de cargo, este devera ser realizado por um comitê de avaliação, que ira garantir maior harmonia e aceitação dessas avaliações. O objetivo deste Comitê será:
Garantir a correta hierarquização dos cargos;
Manter critérios uniformes nas avaliações;
Garantir aceitação aceitação posterior das avaliações pela participação de indivíduos das diversas áreas da empresa. Este comitê é composto pelo gerente de RH, gerente de remuneração e gerentes de áreas que conhecem os cargos a serem avaliados
CARGOS CHAVES: Escolhe-se uma amostra de cargos, cerca de 20%, de um mesmo grupo ocupacional, sendo que esta amostra é denominada de Cargos Chave. A escolha de cargos-chaves permite testar o métodos de avaliação e servira de parâmetros para as demais avaliações. Os cargos a serem alocados nessa amostra, como chave devem obedecer a certos pré-requisitos:
Representar toda a estrutura do plano, isto é, d menor ao maior em grau de importância;
Representar todas as áreas da empresa ou da maior parte e possuir preferenciamente numerosos ocupantes.
METODOLOGIA DA AVALIAÇAO DE CARGOS:
Instrumento utilizado para determinar o valor relativo do cargo para a construção da hierarquia É uma “régua” que permite mensurar o cargo.
METODOLOGIA DA AVALIAÇAO DE CARGOS:
METODOS NÃO QUANTITATIVOS: ESCALONAMENTO
Este método permite a hierarquização dos cargos de forma abrangente em função da complexidade das atividades. É um métodos dos mais simples, pois a complexidade deve ser analisada