Joao
Descrição de Fast-Food:
Fast-Food é o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas num curto intervalo de tempo. São comercializados desta maneira as sanduíches, pizzas e pastéis, entre outros. Este termo, aplica-se à comida vendida em lojas pertencentes às grandes cadeias de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes.
Fast-Food geralmente estão ligadas à grandes redes, normalmente com acompanhamentos como refrigerantes, batata frita e outros. O fast-food tornou-se sinónimo de um estilo de vida de stress que vem a ser criticado desde o final do século XX. O principal movimento contrário é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve a sua origem na Itália, no ano de 1986.
Outros exemplos de Fast-Food:
Outras formas de fast food são os alimentos servidos nas ruas (cachorro quente, pão com chouriço, etc), por vendedores ambulantes, ou roulotes. É uma prática muito antiga e está presente em practicamente todas as regiões do mundo moderno.
História da Fast-Food e aparecimento em Portugal:
O desenvolvimento da fast-food deu-se a partir de 1948 graças aos irmãos McDonald, Maurice e Richard. Estes abriram nesse ano o primeiro restaurante McDonald's, que adoptou um método de estandardização do fabrico da comida, tanto no modo como no tempo de preparação das refeições. Recorreram a técnicas fabris e confecionaram a comida sempre da mesma maneira. Foi criada uma espécie de linha de montagem e cada empregado tinha uma função específica a desempenhar.
Assim, foi possível passar a atender pedidos em menos de um minuto. Para reduzir custos, os irmãos McDonald eliminaram lugares sentados nos estabelecimentos e recorreram a utensílios de papel e de plástico.
A ideia resultou, mas só a partir de 1954 é que se expandiu verdadeiramente quando Raymond Kroc se associou à McDonald's. Depois de ter ficado impressionado com o método dos dois irmãos,