Trabalho
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física desfrutamos da realização de uma tarefa escrita uma vez que, por fundamentos relativos de saúde não foi possível a minha cooperação prática no dinamismo de cada aula ao longo do mês.
A alimentação é um dos factores que mais interfere na nossa saúde física e mental, por isso uma boa alimentação deve ser equilibrada, completa, variada, que inclua o elemento mais vital do organismo, a água, e com os nutrientes adequados a cada organismo e saúde. Deve ser uma preocupação de todas as pessoas.
Saber comer é a regra principal para ter uma vida saudável e evitar distúrbios e/ou doenças provocadas por uma má alimentação.
Assim, com este trabalho, pretendemos aprofundar alguns conhecimentos relacionados com a alimentação saudável, a Roda dos Alimentos, a nutrição, hábitos alimentares saudáveis e distúrbios alimentares.
Alimentação Saudável
A alimentação saudável é uma alimentação:
Completa: Comem-se alimentos de cad grupo e bebe-se água diariamente;
Equilibrada: Consome-se maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão, de forma a ingerir-se o número de porções recomendadas;
Variada: Ingere-se diferentes alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente e nas diferentes épocas do ano.
Alimentação Compulsiva
A alimentação é conhecida pela ingestão de grande quantidade de alimentos, em geral muito calóricos, num curto período. A pessoa fica horas sem comer, na esperança de estar a fazer dieta, e depois vem nova crise de voracidade. É semelhante à bulimia, mas sem vómitos, laxantes ou diuréticos. Afecta homens e mulheres, que sofrem de constantes oscilações no peso, embora tendam a ter quilos em excesso. Muitas pessoas com esta “síndrome” são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas