Trabalho
Esta experiência, proposta pelo professor de Ciências Naturais, tem como objetivo ter o primeiro contacto com amostras de sangue e realizar a técnica do esfregaço sanguíneo para identificar os componentes do sangue humano.
Material:
Sangue
Relógio de Vidro
Água
Corante de Leishman
Algodão
Álcool
Lanceta Descartável
Microscópio
Lixívia
Procedimento:
1. Desinfetar o dedo com algodão embebido em álcool
2. Furar o dedo utilizando uma lanceta descartável
3. Colocar a gota de sangue numa lâmina de vidro já limpa
4. Utilizando outra lâmina, fazer o esfregaço deixando uma pelicula de sangue
5. Deixar secar ao ar
6. Colocar a lâmina sobre o relógio de vidro
7. Cobrir o esfregaço com corante de Leishman e deixar por 4 minutos
8. Adicionar água destilada e deixar por 7 minutos
9. Escorrer a lâmina
10. Lavar a lâmina com água destilada
11. Deixar secar ao ar
12. Observar a lâmina ao microscópio
Resultado:
Técnica do Esfregaço
Coleta-se um a gota de sangue no canto da extremidade de uma lâmina apoia-se à extremidade que contém a gota, aproximadamente, no primeiro décimo da superfície de uma segunda lâmina, com uma inclinação de cerca de 45º (os graus variam com a quantidade de sangue) e aguarda que o sangue se espalhe. Estender o sangue sobre a segunda lâmina empurrado com movimento uniforme, mantendo as lâminas em contacto de modo que forme uma área franjada na parte final do esfregaço. Secar imediatamente agitando-se a lâmina ao ar.
Técnica da Fixação
Cobrir o esfregaço ou introduzir a lâmina em recipiente com álcool etílico absoluto P.A. ou álcool metílico absoluto P.A., por 3 a 5 minutos. Secar ao ar em repouso ou agitado.
Técnica da Coloração
Os esfregaços de sangue costumam ser corados por mistura complexas de corantes, denominadas corantes tipo Romanovsky. Há várias receitas levemente diferentes, mas todas têm em comum um corante básico, um corante ácido e um corante metacromático. Uma composição comum a