trabalho
Os compostos orgânicos são substâncias químicas formadas por carbono e hidrogênio e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, alogênios e outros. Para os químicos antigos, as substâncias orgânicas eram provenientes de fontes animais ou vegetais, e as substâncias inorgânicas seriam aquelas de procedência mineral. Durante muitos anos acreditava-se que entre a química orgânica e a química inorgânica existia uma barreira intransponível. No princípio do século XIX, o químico alemão Friedrich A. Wöhler conseguiu sintetizar aureia, um produto orgânico, a partir de substâncias inorgânicas (o cianato de amônio), comprovando que tal divisão era totalmente artificial, algo que é completamente evidente na química moderna.
2 METODOLOGIA
2.1 Materiais e Reagentes
Na prática de estudo dos compostos orgânicos utilizaram-se os seguintes materiais e vidrarias:
- Bico de Busen
- Cadinho de porcelana
- Estante para tubo de ensaio
- Pinça de madeira
- Béquer de 100mL
- Pipetas graduadas de 5mL
- Espátulas
- Água destilada
- Ácido sulfúrico concentrado
- Palitos de fósforos ou isqueiros
- Beta naftol (A)
- Sulfato de cobre penta-hidratado (B)
- Açúcar (C)
- Sulfato de sódio (D)
- Água (E)
- Ciclohexano (F)
- Álcool etílico (G)
2.2 Procedimento experimental O procedimento é dividido em quatro testes:
Teste 1 – Teste de fusão:
Com a ajuda da espátula, colocar as substâncias A, B, C e D em quatro diferentes tubos de ensaio.
Segurado pela pinça de madeira leve cada um dos tubos (um de cada vez) à chama ideal do bico de busen e observe alguma mudança de fase.
Medidas de segurança: Enquanto o tubo estiver em aproximação com a chama é necessário posicionar sua abertura para uma direção em que ninguém se encontre. Mantenha a manga do jaleco distante da chama e tente não inalar os gases resultantes dessa passagem de fase (se existir).
Teste 2 – Teste de combustão:
Com o auxílio da