Administração
O recrutamento e a seleção constituem duas etapas complementares de um único processo: o suprimento das vagas em aberto nos cargos de uma organização.
O Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado as oportunidades de emprego que pretende preencher.
As etapas do processo de recrutamento são: Requisição de pessoal, documento que deve ser preenchido e assinado pela área que pretende preencher alguma vaga; Descrição de cargo, processo que consiste em descrever as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que torna distinto dos outros cargos; Elaboração do perfil, é a especificação dos requisitos básicos necessários que o candidato deve ter para ocupar a vaga; Fontes de recrutamento, são as áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelo recrutamento; Análise de currículos.
Existem dois tipos de recrutamento, o Interno, no qual privilegia os próprios empregados da empresa, através de promoção ou transferência. E o externo, no qual realiza captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com experiências e habilidades não existentes na organização.
Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível. O objetivo da seleção eficaz é adequar as características individuais do candidato ( habilidades, conhecimentos, escolaridade, experiência, etc.) aos requisitos e especificações do trabalho.
O processo de recrutamento e seleção tem papel estratégico na organização. Deve estar conectado com as exigências do mercado, com a cultura organizacional e estratégia da empresa. Se bem planejado o recrutamento e seleção também podem servir como ferramentas de motivação aos funcionários da